Roma: Piazza del Popolo, Villa Borghese e Santa Lucia

By  |  3 Comments

Para nosso último dia em Roma, fizemos um dia light: visita à importante piazza del Popolo e ao delicioso restaurante Santa Lucia (já havíamos visitado esse restaurante apenas para fazer a nossa reserva neste dia).

Piazza del Popolo

A Piazza del Popolo (ou praça do Povo em italiano) é de muita importância para a Itália e para a história, é em uma de suas catedrais o local onde morreu e foi enterrado Nero, reconhecido em parte como um dos grandes imperadores de Roma, e também um dos mais cruéis – tão cruel que, após sua morte, os cardeais da época queimaram a árvore da praça onde acreditavam que seu espírito estava, e as cinzas jogadas no rio Tibre.

PIazza del Popolo

A “Praça do Povo” espaço amplo e diversas histórias interessantes.

Piazza del Popolo

Escondido da foto há um Indiano desesperado para que a Alê compre suas flores. Evite pegá-las quando lhe oferecem.

Construída e reformada por diversas vezes por figuras políticas ao longo da história de Roma, tem atrações interessantes que levam apenas algumas horas para visitar. A praça é próxima ao metrô Flaminio e acessível pela ponte Regina Margherita, tem como atrações um museu de réplicas de Leonardo da Vinci e sua história e visita a suas igrejas. Evite pegar flores das mãos dos vendedores ambulantes ali, dificilmente você se livrará deles depois (risos).

PIazza del Popolo

Não se intimide pelo tempo ruim. No verão, essas tormentas costumam passar em 30 minutos a 1 hora.

Villa Borghese

De frente para a praça fica a Villa Borghese, com uma das mais belas vistas da cidade, incluindo o Vaticano e a Catedral de São Pedro, neste parque é possível visitar uma estrutura antiga que compunha os antigos muros de Roma, passear com os carrinhos a peda ou elétricos fornecidos nas vias do parque, há também diversos jardins, bosques e monumentos. Se houver tempo e para quem gosta, há também um museu de arte moderna.

Villa Borghese

Lá embaixo, a praça del Popolo, e uma paisagem espetacular de Roma.

Villa Borghese

Jardins e bosques deliciosos para um pique-nique ou um passeio a dois.

Restaurante Santa Lucia

Com pouco tempo, saímos rapidinho da Villa Borghese e partimos de ônibus para a nossa reserva no restaurante Santa Lucia (famoso pelos pratos e pela aparição no filme “Comer, Rezar, Amar”). O restaurante fica próximo à Piazza Navona e há a opção de ficar na parte interna ou externa, como fazia verão e era um jantar, reservamos na parte externa.

Restaurante Santa Lucia

Requintado e frequentado por celebridades do mundo todo, vale a pena um jantar no Santa Lucia.

O atendimento é rápido e excelente, os garçons combinam com o ambiente da pequena praça onde ficam as mesas, tudo muito simpático e eficiente e montamos um menu de 4 pratos. Apesar de ser um restaurante de valor um pouco mais elevado, queríamos nos despedir de Roma de uma forma inesquecível.

Restaurante Santa Lucia

O largo onde fica o Santa Lucia em Roma é um dos mais simpáticos da região.

Restaurante Santa Lucia

Nos preparando para a nossa despedida gastronômica de Roma no melhor estilo.

Começamos com uma bela entrada de Prosciutto S. Daniele e mozzarella di bufala campana, delicioso prosciutto (sempre ele em Roma!!!) acompanhado de mussarela temperada. Aceitamos a sugestão de vinho da casa para acompanhar os pratos (tinto, suave), um Kir Royal e água mineral.

Restaurante Santa Lucia

Antepasto de Mussarela de Búfala. Abrindo o apetite.

Como segundo prato, a Alê escolheu Linguine all’astice (Linguine com Lagosta) e eu selecionei o Gnocchi e Gambero Rosso  (Nhoque com Camarões Vermelhos). Os pratos vieram em um tempo curto, quentes e muito saborosos.

Restaurante Santa Lucia

Nhoque com camarões vermelhos, uma das iguarias da casa.

Restaurante Santa Lucia

Linguine e Lagosta temperada, a Alê mandou bem nessa!

Para finalizar, Nodino di vitella alla griglia al profumo di finocchio selvatico (Costeletas grelhadas ao molho de fungos) acompanhados de pequenas batatas fritas.

Restaurante Santa Lucia

Para mim o melhor da noite: as costeletas com fungi e ervas. Se quiser, peça só esse prato!

Para finalizar, o Tiramisù da casa, perfeito e ideal para 2 pessoas. Tudo regado a vinho, água mineral e muito requinte. A conta para duas pessoas ficou em aproximadamente 110 Euros e valeu muito a pena. Recomendamos com certeza!

Restaurante Santa Lucia

O Tiramisù da casa, adoçando o paladar e já tristes, nossa última sobremesa em Roma…rs.,

Se quiser mais informações sobre o restaurante:

Restaurante Santa Lucia

Largo Febo, 12 (Piazza Navona), 0086, Roma Itália

http://www.santaluciaristorante.it/

Ciao bela!

Com um pouco de tempo sobrando, resolvemos dar um pulo à noite ao Coliseu e fazermos algumas fotos e nos despedirmos dessa maravilhosa cidade, outras atrações que não colocamos aqui ao longo desses dias (veja os dias anteriores na seção de Viagens aqui do Blog!)

Coliseu

Nosso adeus à Roma na calçada do Coliseu! 

Coliseu

Próxima parada: Veneza!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Comentários

Piloto, maridão da Alessandra Soncela. De vez em quando mete o bedelho e escreve alguma coisa sobre gastronomia e viagens! Afinal dividir nossas experiências com nossos visitantes é divertido!

3 Comentários

  1. luiz.soncela@hotmail.com'

    Luiz Soncela

    6 de agosto de 2014 em 13:45

    Mais um pouco de história contada com muito gosto (camarão, lagosta, vinho, etc…)

  2. Pingback: Veneza: Gôndolas, Praça e Basílica de S. Marco, Doges, Rialto

  3. Pingback: Look para um jantar romântico - Vivendo Estilo | por Alessandra Soncela

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>