Barcelona: Monumental, Palau de la Música Catalana, Sagrada Familía

By  |  1 Comment

Nosso terceiro dia em Barcelona foi planejado do jeito que o turista gosta: Monumental de Barcelona, Palau de la Música Catalana e Sagrada Família. Calma! Museo Taurino não tem a ver com ver animais sendo maltratados ao vivo na nossa frente, pois nós do Vivendo Estilo abominamos este tipo de coisa…

Resolvemos fazer um pouco do que todo turista que passa por Barcelona deve fazer para conhecer um pouco da história e da tradição da cidade, afinal já havíamos passado mais de um dia na vida boêmia (veja este artigo…) e pop(…e este outro) da cidade.

Seguindo a pegada da cultura Catalã, selecionamos três lugares distintos que contavam um pouco da história e do orgulho desse povo.

Monumental de Barcelona

Fomos visitar a Monumental de Barcelona, um pequeno estádio (creio caber em torno de 4.000 a 5.000 pessoas, se estivermos errados me corrijam, por favor! A gente agradece!). Ali ocorreram diversas touradas até a década de 60, quando o governo de Barcelona proibiu a prática devido a pressões fortes por grupos de defesa dos animais.

Hoje já não é mais palco de crueldades com animais, mas vale como história do orgulho de Barcelona

Hoje já não é mais palco de crueldades com animais, mas vale como história do orgulho de Barcelona

Um pequeno museu anexo a Monumental nos dá uma idéia (sem imagens fortes) da glória que era ser um bom “Toreador” mostrando a história de cada um deles, seus feitos e inclusive as roupas que utilizavam. Ali não se gasta mais do que 20 minutos e aproximadamente 5 Euros por pessoa.

Palau de la Música Catalana.

Impressionante edifício criado em 1905, o Palau de la Música Catalana abriga uma das salas com a melhor acústica para qualquer concerto de ópera ou orquestra e um palco “escamoteável”! Dependendo da necessidade da orquestra ou de lugares o palco avança ou recua sobre cadeiras, deixando o salão adaptável.

Palau de la Música Catalana

Entrada do Palau de la Música Catalana, deliciosa tarde musical…

Com formas orgânicas e lindos trabalhos em vidro vale a pena visitar e ver pelo menos a demonstração do órgão alemão gigantesco construído especialmente para a Sala, a visita guiada vale muito a pena, custa 9 euros e levou em torno de 1 hora.

Palau de la Música Catalana - Sala Principal

Palau de la Música Catalana – Sala Principal – repare no formato do vitral no teto, iluminado com luz natural, bem como os laterais, lá embaixo, o palco que muda sua forma!

Não deixe de reparar nas formas inconstantes e no uso de luz do sol para iluminar todos ambientes. Pergunte a diversos músicos, brasileiros e do mundo, e todos elogiarão a qualidade acústica do Palau.

La Sagrada Família

Uma das igrejas mais conhecidas pelos viajantes do mundo, La Sagrada Família para o turista dá aquela impressão (correta) inicial de “inacabada”. Há muito sendo construída, os guindastes e andaimes já praticamente fazem parte da paisagem. Iniciada em 1882, e com projeto sob comando de Gaudí por 40 anos (quem quer saber mais informações sobre ele, veja a sua história, é bem interessante), este faleceu antes de ver o seu trabalho completo, e novas gerações de arquitetos acabaram por assumir a obra da igreja, que até hoje não se completou.

La Sagrada Família, Fachada

Uma das belíssimas fachadas da Sagrada Família, os guindastes e andaimes fazem parte da paisagem há muito…

A igreja por si é um choque de formas, tamanho, história e é onde fica bem evidente o uso do concreto para imitar as formas orgânicas, árvores, plantas. Toda essa combinação, mais o uso de vitrais para aproveitamento de luz natural são incríveis.

La Sagrada Família - Outra fachada

La Sagrada Família – Outra fachada – repare nas formas orgânicas do concreto.

Para evitar até duas horas de fila no dia da visita, compramos nossos ingressos via internet e guardamos um arquivo PDF nos iPhones para apresentar na entrada (você pode imprimir também esse ingresso no momento da compra). O site da igreja (http://www.sagradafamilia.cat/) é um pouco confuso, acabamos por optar pelo “Ingresso a Igreja + Visita a Torre”. Automaticamente no site (e isso é que confunde um pouco) o sistema permite somente comprar a entrada para a igreja e a entrada para a torre com uma certa diferença de horário. Nós fomos tentando e vimos que a diferença de horário entre a entrada na igreja e a subida na torre deve ser de no mínimo uma hora e meia. Ainda, na hora de comprar, é importante saber para qual torre comprar: Passió ou Naixemient, apesar do que se fala, ambas as torres dão uma visão muito bacana da cidade de Barcelona e do mar, sendo a segunda um pouco mais alta. Apesar do que se fala sobre os cuidados com quem tem medo de altura, o caminho todo é bem tranquilo.

Interior da Sagrada Família, formas orgânicas, luz natural e muito espaço.

Interior da Sagrada Família, formas orgânicas, luz natural e muito espaço.

No dia seguinte, partimos com um mega café da manhã preparados para caminhar bastante e fazer a descida da escadaria da torre. A visita em si à Basílica é muito agradável, parece La Sagrada Família foi projetada pensando nessa quantidade de turistas e visitantes católicos, pois é muito confortável mesmo com muitas pessoas.

La Sagrada Família - Interior de uma das torres durante descida

La Sagrada Família – Interior de uma das torres durante descida, apesar da altura, um passeio tranquilo.

La Sagrada Família - Descida da Torre

A descida da Torre, os últimos 500 pequeninos degraus são um desafio à parte

A subida de elevador e a descida por dentro das torres é muito segura e divertida, parecendo por vezes que estamos em um labirinto em espiral.

Se quer saber mais sobre a nossa visita, deixe sua pergunta nos comentários. Vem com a gente para o próximo dia!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Comentários

Piloto, maridão da Alessandra Soncela. De vez em quando mete o bedelho e escreve alguma coisa sobre gastronomia e viagens! Afinal dividir nossas experiências com nossos visitantes é divertido!

1 Comentário

  1. Pingback: Look para um dia de turista

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>