Florianópolis, Santa Catarina, Brazil

By  |  1 Comment

Quando comecei esse post sobre Floripa, pensei: “O que nunca foi escrito sobre essa cidade?”. Uma das cidades mais queridas pelos turistas do cone sul, realmente não havia muito que falar sobre a cidade.

Fizemos uma visitinha a uma turma muito querida por lá (Naara e Felipe!!!) e acabamos por conhecer diversas atrações que, com certeza, já são comuns para muita gente. No entanto, vale a pena dar uma pincelada em cada um dos locais que visitamos. Desde gastronomia até uma vida noturna agitada, há muito para se fazer na capital de Santa Catarina.

Locação de Carro

Pra nós, que fomos de avião, o ideal foi alugar um carro no próprio aeroporto. Dependendo do seu conhecimento da ilha, um GPS também cai bem. O custo do aluguel pelas diversas locadoras varia com o tipo de carro. Alugamos um carro simples, básico e sua utilização por três dias foi o equivalente a R$ 250,00.

Hospedagem

Acabamos optando pelo IBIS próximo ao centro da ilha, dali é possível fazer qualquer coisa a pé: ir no shopping, ir no centro, no mercado municipal ou ainda dar uma volta a pé no calçadão. A diária do IBIS sai por volta de R$ 75,00 mais R$ 10,00 por pessoa para o café da manhã. Ainda tivemos direito a uma vaga para o carro alugado.

Carro é imprescindível para quem tem pouco tempo.

Com o carro, fica mais fácil circular pela ilha inteira, que possui uma estrada que circula toda a ilha com esse propósito. Cuidado somente com o trânsito e, em alguns pontos, é uma estrada de mão dupla com serra. Cuidado redobrado. As rodovias mais usadas pela gente foram a SC-401, SC-403, SC-403 e SC-406. Basicamente as que contornam o centro e norte da ilha.

Gastronomia

Nem é preciso falar – o forte da ilha são os frutos do mar. Demos preferência para restaurantes mais caros quando procuramos ostras (restaurante Ostradamus), nos almoços os locais com especialidade em peixes (Restinga Recanto) e o camarão para aquele aperitivo com uma cervejinha na beira da lagoa (qualquer uma das casas ali é excelente). O custo das refeições pode variar bastante e é bom ir preparado para encontrar alguns “preços para turistas”. Aguarde detalhes de cada restaurante na seção “Gastronomia”.

O Camarão na beira da Lagoa, prato TOP!

Felipe selecionando as Ostras pro nosso prato de Ostra Gratinada. Nham!

Felipe selecionando as ostras para Gratinar. Nham!

Noite em Floripa

Um dos lugares que conhecemos foi o pub “Chopp do Gus”. Para quem gosta de rock, porções fartas e cerveja gelada é a melhor pedida da ilha. Acabamos não indo em bares ou casas noturnas. Deixamos essas sugestões para os nossos leitores (entre em contato com a gente, nos ajude a rechear esse POST!).

Cheers Felipe e Naara! Primões do sul!

Jurerê Internacional

Uma das praias mais chiques da ilha, com muitos bares e agito, vale ir com os amigos para conhecer. Jurerê diversas vezes por ano é palco de campeonatos de Triatlon. Ali também fica o acesso à Fortaleza de Ponta Grossa, antigamente era um importante forte da marinha para proteger toda a orla de Florianópolis. É possível acessar de carro e uma pequena trilha, o por-do-sol ali é muito bonito de observar.

Uma das fachadas do último andar da Fortaleza, paisagem espetacular.

Fortaleza São José da Ponta Grossa

Mirantes da Lagoa

Diversos mirantes ao longo das estradas dão opções para um lanche e comprar lembranças de Florianópolis, de dia ou de noite é uma boa pedida para descansar.

Mirante da Lagoa

Bares e agitos na Lagoa

Um lugar interessante é a orla da lagoa à noite, onde muito da vida noturna acontece. Diversos restaurantes e bares se enchem de turistas e viajantes. Vale curtir um pouco da noite escolhendo qualquer um dos bares. Novamente o que atrapalha um pouco é o trânsito, visto que a rodovia/avenida que corta aquela parte da ilha é mão dupla.

Em breve vamos colocar mais detalhes de toda a ilha em partes. Não deixe de visitar.