Roma: Museu do Vaticano, São Pedro, Capela Sistina e “resolvendo” problemas!

By  |  0 Comments

No segundo dia em Roma, depois do nosso super café da manhã no Il Vaga Mondo, resolvemos fazer tudo que estava ali perto da gente: Museu do Vaticano, Capela Sistina, Praça e Catedral de São Pedro e o que mais desse para curtir das redondezas à noite, mas…se deseja ver o que ocorreu no fim do dia, role o artigo mais abaixo para ver direto “a emoção do dia”!

Museu do Vaticano

Do hotel até a fila do museu levamos cerca de 5 minutos, ali a fila se divide em duas partes: quem comprou pela internet (com reserva de horário) e quem vai comprar na hora. Tome cuidado ao chegar à fila, muitos “tiradores de vantagem” ali prometem que você irá entrar sem filas, dizem que a fila sem reserva é longa e demorada, você deve seguí-los até “tal lugar” e pagar 30 Euros por pessoa, etc. Ignore-os, seja paciente e perceberá que a fila anda rapidinho, mesmo sem ter reserva via internet.

A maioria das seções do museu é composta de corredores com um pouco de tudo da história da humanidade.

A maioria das seções do museu é composta de corredores com um pouco de tudo da história da humanidade.

É possível, pelo que entendemos, visitar o museu em dois momentos distintos, pela manhã até as 16:00hs e à noite, com a visita iniciando as 19hs. Escolhemos ir pela manhã, aproveitar a luz do sol.

Há uma bela coleção egípcia logo nos primeiros setores, dá para viajar nessa parte da história.

Há uma bela coleção egípcia logo nos primeiros setores, dá para viajar nessa parte da história.

O museu do Vaticano é rico em peças trazidas do egito, grécia, império romano e claro do mundo católico. Valeu a pena caminhar por todos seus corredores e conhecer um pouco mais de tudo aquilo que trouxe o homem até os seus dias: vestimentas, ferramentas, armas, mapas, formas primitivas de navegar, outros deuses (!!!) e conhecer o mundo. Uma visita que acaba levando toda a manhã.

A praça da "Esfera dentro da Esfera", uma das mais atuais esculturas doadas ao museu.

A praça da “Esfera dentro da Esfera”, uma das mais atuais esculturas doadas ao museu.

A seção onde foram feitos os primeiros mapas e esboços do mundo conhecido é espetacular. A precisão para as ferramentas dos séculos passados é incrível!

A seção onde foram feitos os primeiros mapas e esboços do mundo conhecido é espetacular. A precisão para as ferramentas dos séculos passados é incrível!

"Esfera dentro da Esfera" em detalhe, impressionante e intrigante.

“Esfera dentro da Esfera” em detalhe, impressionante e intrigante.

 

Neste veículo, o Papa João Paulo II sofreu um atentado onde levou 3 tiros.

Neste FIat 1107, o Papa João Paulo II sofreu um atentado onde levou 3 tiros em 1981 e sobreviveu!

Capela Sistina

Não tem tempo ou paciência para a visita completa? Placas dentro do museu indicam “Circuito Corto” onde podemos ver somente as partes mais famosas. O fim da visita ao museu é a Capela Sistina e aí sim observamos a riqueza da obra de Michelangelo, com todos afrescos em paredes imensas (27m de altura) e no teto, com o mito da criação do homem, com mais de 20x40m de área total.

Não podemos bater fotos (muito menos com flash). Então vamos ficar devendo, mas para quem quer, aqui está um pouco mais sobre a Capela Sistina.

Uma diversão pra gente foi ir até o Correio do Vaticano e fazer uma surpresinha pras nossas famílias…rs. Tradição para todos turistas do lugar. Vá lá no Correio e pergunte pela tradição. Mais pra frente a gente atualiza aqui e diz o que fez.

Para os Católicos da família, uma lembrança bacana.

Praça de S. Pedro

A praça de São Pedro é o centro do mundo católico, dotada de colunas e corredores de mármore. O calor pode estar forte (quase todos os dias em Roma estavam ótimos 40 graus), mas a praça é dotada de diversas fontes públicas para enchermos nossas garrafas de água e uma bela lavada no rosto e na cabeça. A água é geladinha e, se estiver com sede, pode beber à vontade. Nós bebemos e não passamos mal, rs.

A grandiosa praça, dali da Catedral o Papa fala com o mundo!

Catedral de S. Pedro

A visita à catedral de São Pedro, bem como ao museu do Vaticano, pede algumas regras de etiqueta (se quer ver o look da Alê que serviu para ficar gatona e visitar o museu e a catedral, clique aqui). A catedral é onde existem todos os principais eventos católicos no Vaticano, inclusive é de onde o Papa emite seus comunicados e fala ao mundo. Dentro da Catedral é possível participar das missas, fazer confissões e ver peças do Coral. Para os católicos (história a confirmar), é onde fica a cripta com os restos mortais do apóstolo Pedro.

A visita, mesmo com fila, é bem agradável. Lembre que para mulheres há regras de etiqueta. Veja o post da Alê sobre isso.

A visita, mesmo com fila, é bem agradável. Lembre que para mulheres há regras de etiqueta. Veja o post da Alê sobre isso.

Imponente como diversos monumentos do mundo católico: a Catedral de São Pedro.

Imponente como diversos monumentos do mundo católico: a Catedral de São Pedro.

A guarda pessoal do Vaticano e do Papa, algumas pessoas (garotas) na fila tentam fazê-los rir…e conseguem…rs.

Hospedale Santo Espirito

Aquele “mas…” no começo do texto se deve ao que ocorreu ao sairmos da catedral de S. Pedro. Eu estava muito gripado, me sentindo muito indisposto para continuar a caminhar, bater fotos e ajudar a Alê com as coisas do “tour”. Acabamos a noite no Hospedale del Santo Espirito. Valeu para aprender como os Italianos cuidam dos estrangeiros.

Visitinha não planejada ao Hospital...cuidado com a saúde em mochilão é fundamental.

Visitinha não planejada ao Hospital…cuidado com a saúde em mochilão é fundamental. A cara da Alê de “eu avisei”…

Em 3 horas de hospital, saí com exames, laudo médico (um início de bronquite!!!) e o mais espetacular: tudo gratuito! A espera valeu, pois os médicos foram muito atenciosos e prestativos. (faltando um pouco mais de domínio no inglês). Parte positiva: dali em diante gripe nenhuma ia atrapalhar nossa visita a Roma! Estou adquirindo uma mania de passar mal pelo menos um dia em nossas viagens…um dia a gente conta a história de Cuzco, Perú, aqui no Blog.

Continue seguindo para ver nossos próximos dias!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Comentários

Piloto, maridão da Alessandra Soncela. De vez em quando mete o bedelho e escreve alguma coisa sobre gastronomia e viagens! Afinal dividir nossas experiências com nossos visitantes é divertido!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>