Veneza: Trem Frecciargento, Hotel Flora e uma ótima sugestão.

By  |  7 Comments

Veneza, além de romântica, é história pura! Hoje patrimônio mundial pela UNESCO e reconhecida como uma das cidades mais importantes para o capitalismo. Durante toda sua história foi importante elo comercial entre o oriente e ocidente permitindo o comércio de produtos entre cidades como Beirute e Alexandria e o resto da Europa.

Veneza

Piazza S. Marco, cartão postal e um dos lugares mais poderosos de Veneza!

O mundo conhece seus canais, arquitetura, museus, gastronomia e espetáculos (lembrando que Mozart morou e Vivaldi nasceu aqui). Nosso primeiro dia se resumiu em chegar e encontrar o nosso hotel: do uso do trem Frecciargento, nosso check-in no Hotel Flora e um delicioso jantar no Ai Mercanti. Para saber se deslocar em Veneza, é imprescindível ter um bom acesso à internet e utilizar algo como o Google Maps ou como o Waze…além de um bom mapa de papel no bolso, o tempo todo!

Veneza

Os canais e as gôndolas, nada dá mais charme à cidade!

Frecciargento, Terminal St. Lucia e Vaporetto

Adquirimos com bastante antecedência passagens de 2a classe, de Roma Termini (vejam o que e onde é neste artigo) para Veneza (Est. Sta Lucia), no trem rápido Frecciargento. A viagem com esse trem é tranquila, confortável e possui um excelente serviço de bordo. Se deseja pesquisar preços, visite o site da Rail Europe. Quando gerar sua passagem e ao embarcar preste muita atenção ao número do vagão e da poltrona para não errar. Fizemos upgrade dentro do próprio trem (por confusão nossa) e acabamos ficando na primeira classe. Além de todo o serviço e conforto, o trem ainda oferece Wi-fi rápida por 0,01EUR por 12 horas debitado no cartão de crédito de forma simbólica.

Frecciargento

Conforto na 1a Classe rumo a Veneza!

Frecciargento

Velocidades de até 270km/h através de toda Toscana para chegarmos em Veneza!

O trem chega ao terminal de Veneza (St. Lucia), ignore qualquer pessoa lhe vendendo mapas e dê um pulo no gabinete de atendimento ao turismo dentro da própria estação, funcionários que falam Italiano/Inglês/Espanhol muito bem te fornecerão todas as dicas e mapas necessários gratuitamente! Dali já é possível pegar um Vaporetto (3 Euros) e chegar rapidamente a qualquer setor de Veneza. Vaporetto é o sistema de transporte público de Veneza, barcos de grande capacidade e que possuem diversas paradas no canal que corta toda a cidade. Fique atento para pegar a linha (são duas) para o lado correto do canal.

Veneza

Saída do terminal de trens S. Lucia de frente para o Canal. À esquerda, a bilheteria do Vaporetto, AliLaguna e serviços de táxi.

No nosso caso era a parada S. Marco – Valaresso, pois o hotel que ficaríamos era muito próximo dessa parada. Ainda há outro tipo de serviço mais rápido e um pouco mais caro, as lanchas AliLaguna (7 Euros/pessoa) e ainda os barcos táxi, muito caros (uma “corrida” até o Aeroporto pode custar até 100 Euros!).

Hotel Flora

Um dos hotéis recomendados pelo livro e pelo programa “1000 lugares para conhecer antes de morrer“, selecionamos o Hotel Flora pela proximidade com as principais atrações de Veneza (você vai ver no nosso próximo post, aguarde!), não é muito barato, mas sua localização, serviço, café da manhã e o jardim são excepcionais. Outro ponto interessante é a mobília muito antiga que compõe os quartos, dando ainda mais a impressão de estarmos no século passado.

Hotel Flora em Veneza

Pátio do Hotel Flora, uma viagem no tempo.

O ponto negativo fica para o banheiro de algumas suítes, por ser um prédio antigo, não foram feitos para pessoas de mais de 2m de altura (risos). Mesmo assim o hotel é muito confortável, em seu jardim interno é possível desfrutar ao ar livre do magnífico café da manhã com tudo de bom, incluindo geléias caseiras dos mais variados sabores.

Hotel Flora em Veneza

Já o café da manhã farto explica por que é um dos 1000 lugares para conhecer antes de morrer…risos.

Para chegar nele, descemos do Vaporetto na parada Valaresso e andamos cerca de 5 minutos. Para quem usa malas de rodinha, pode ser um tanto chato caminhar pelas ruelas da cidade e subir e descer as pontes feitas com degraus, no entanto é comum ver muitos turistas com grandes malas de rodinha. Chegamos rapidamente ao nosso destino, após passar duas vezes na frente de uma ruela simpática e estreita para perceber que, bem ao fundo, encontrava-se a entrada do Hotel.

Hotel Flora em Veneza

Não se engane pelas ruelas estreitas, muito requinte se esconde em suas portas.

O hotel é a duas quadras da Piazza San Marco, uma das mais belas e famosas praças de todo o mundo, tendo aparecido e milhares de filmes e publicações e é o centro turístico de Veneza. Para quem gosta, o hotel é em uma ruela onde ficam as principais marcas do mundo da moda: Bulgary, Channel, Louis Vutton, Prada, Dior e muitas outras.

Hotel Flora
San Marco, 2283/A, 30124, Veneza
+39 041 520 5844
http://www.hotelflora.it/en/

O pessoal do hotel ainda nos deu uma ótima dica de onde jantar em nossa primeira noite em Veneza, veja aqui!

Ai Mercanti

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Comentários

Piloto, maridão da Alessandra Soncela. De vez em quando mete o bedelho e escreve alguma coisa sobre gastronomia e viagens! Afinal dividir nossas experiências com nossos visitantes é divertido!

7 Comentários

  1. Pingback: Veneza: Restaurante Ai Mercanti Gastronomia

  2. janaina.oliveira.680@gmail.com'

    janaina.oliveira.680@gmail.com

    24 de agosto de 2014 em 15:25

    Que máximo se hospedar no Flora , e ja vi que curtem o TLC chanel aqui em casa assistimos sempre aos domingos….Veneza tem um charme especial realmente. NICE POST.

    • Fernando Soncela

      26 de agosto de 2014 em 16:38

      Janaína, aguarde que a segunda parte de Veneza já já aparece por aqui! Stay tuned!

  3. Pingback: Veneza: Gôndolas, Praça e Basílica de S. Marco, Doges, Rialto

  4. luiz.soncela@hotmail.com'

    Luiz Soncela

    28 de agosto de 2014 em 16:28

    Mais uma bela aula de história e geografia além das boas dicas. A Italia é bela em todos os sentidos…talvez esse sentimento seja pelas nossas raízes estarem lá, mas enfim é muito bonito e charmoso…

  5. Pingback: Paris: Charles de Gaule, Torre Eiffel, Hotel Les Jardins d'Eiffel

  6. Pingback: Paris: Charles de Gaulle, Torre Eiffel, Hotel Les Jardins d'Eiffel

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>